domingo, 26 de agosto de 2007

. crianças são mais felizes .


Apresentei hoje à minha irmãzinha o Museu de Arte Moderna da Bahia, o Mam. Vimos uma exposição muito bonita, do Walter Smetak, um músico genial que criou diversos instrumentos inusitados, com sons excêntricos e muito delicados. Fui à inauguração desta exposição há uns dias atrás, mas confesso que vê-la novamente, acompanhada pelos olhos de uma criança, foi de uma delícia inexplicável.

Os instrumentos foram vistos na forma abstrata que possuem, desvinculados da obrigação de emitir o habitual reflexo sonoro, e foram anjos eólicos, ovinhos, pássaros com tetas, e tudo mais que o criador ousou de chamá-los. A minha irmã sequer estranhou os nomes, as formas. Achou tudo muito possível e me surpreendeeu com seus comentários. Um dele foi assim. Paramos em frente a um enorme instrumento, repleto de tubos com artefatos de flauta nas pontas, que deve ser tocado por várias pessoas ao mesmo tempo. Recebeu o nome de Pindorama. Minha irmã, olhou a obra enorme e largou essa: nossa, nunca tinha visto um instrumento chamado Pindorama. Agora conheço um. Ele tem o mesmo nome que o Brasil teve há muitos anos atrás, quando os índios moravam por aqui. Minha irmãzinha é demais. Inteligente ao extremo e de uma doçura que muito me ensina.

É muito bom ter os olhos livres para imaginar, sem as limitações que vamos nos impondo quando crescemos. A crinça cria, inventa palavras que não estão nos dicionários, acha que perfume tem cor, e que as cores tem cheiro. Pura sinestesia.
É bom estar com pessoas que ainda acreditam em alguma coisa, que riem com simplicidade e não exigem que o mundo seja de outra forma, que não a natural.

Foto: construtor de castelo (por Mariana David).
*
Recomendo: Exposição de Walter Smetak no Mam.
E quem tiver filhos, primos, sobrinhos e crianças interiores, todos os domingos acontece lá uma sessão de pintura ao ar livre. Só chegar, pegar um pincél e pintar.

2 comentários:

Unknown disse...

Gostei do texto, do seu pensamento e das sacadas geniais da sua irmã!! Eu estive no MAM ontem, toquei aquele instrumento que fica logo na entrada! Tirei uns sons muito interessantes [com mais dois amigos], juntou até gente pra ver!!+rs
Mas acabei não vendo a exposição, pois tinha ido para ver o jazz! Essa semana tentarei ir lá, se possível acompanhado de uma criança!

p.s. gostei do blog, vou salvar em favoritos!

*** disse...

SENDO SUA IRMÃ, NO MÍNIMO ELA É SURPREENDENTE.
AMO VC. LI SEU TEXTO SOBRE VC E SUA IRMÃZINHA, TÔ AMANDO MAIS AINDA.
NOVIDADES LINDAS...